UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Ambição na COP26 'foi maior' que esperado, celebra Kerry


15/11/2021 13:48

O enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, avaliou nesta segunda-feira (15) que a cúpula do clima COP26, realizada em Glasgow, na Escócia, mostrou mais ambição do que o esperado.

Em uma conferência sobre meio ambiente em Paris, Kerry disse estar "um pouco surpreso" com as matérias negativas da imprensa sobre seu resultado, chamando-as de "catastrofistas". Para ele, essa cobertura demonstra uma falta de compreensão em relação ao desenvolvimento da COP.

No sábado, após duas semanas de duras e difíceis negociações, quase 200 países assinaram um acordo para tentar conter o aquecimento global descontrolado, embora o nível das medidas acordadas não tenha sido o que os cientistas consideram necessário.

O anfitrião da cúpula, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, elogiou o acordo alcançado como "realmente histórico". Ele afirmou, porém, que sua satisfação foi "tingida de decepção", uma vez que nem todos os países concordaram em reduzir, gradualmente, o uso de hidrocarbonetos.

Nesse sentido, Kerry observou que "a ambição foi muito maior do que qualquer um pensava que poderia ser". O enviado americano enfatizou que "uma série de países que até agora não estavam dispostos a fazer algo a respeito, agora deram um passo adiante para fazer coisas reais acontecerem".

Ele disse ainda que Glasgow inaugurou uma "nova era de responsabilidade", que agora se projetará para a próxima COP, no ano que vem, no Egito.

Os participantes criaram "um caminho claro, com regras, com obrigações de transparência", avaliou, acrescentando: "Ninguém esperava que, em Glasgow, esse problema fosse embora. Ninguém pensou que Glasgow iria apagá-lo" com uma "canetada".

KERRY GROUP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade