(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Turquia proíbe iraquianos, sírios e iemenitas de tomar voos para Belarus


12/11/2021 07:04

A Turquia proibiu cidadãos de Síria, Iraque e Iêmen de comprarem passagens e embarcarem em voos para Belarus, país acusado de transportar migrantes para a Europa - anunciou a direção geral da aviação turca nesta sexta-feira (12).

Em uma mensagem divulgada em sua conta no Twitter, a agência explica que esta medida, "decorrente dos problemas de travessias ilegais na fronteira entre Belarus e a União Europeia", estará em vigor "até nova ordem".

Pouco antes, a companhia aérea bielorrussa Belavia havia informado que, "em virtude de uma decisão das autoridades turcas competentes, os cidadãos de Iraque, Síria e Iêmen não têm autorização para fazer voos entre Turquia e Belarus" a partir desta sexta-feira, disse Belavia em comunicado.

O anúncio é feito em um momento em que milhares de migrantes, principalmente do Oriente Médio, estão bloqueados na fronteira entre a Belarus e Polônia, em condições humanitárias deploráveis.

Há cerca de 2.000 pessoas, curdos em sua maioria, em um acampamento improvisado no lado bielorrusso da fronteira, à espera de poder entrar na Polônia e, portanto, na União Europeia (UE). A Polônia está bloqueando sua passagem com um importante dispositivo militar na fronteira.

A UE acusa Belarus de organizar estes movimentos de migrantes, entregando vistos e até fretando voos, para tentar criar uma crise migratória na Europa, em resposta às sanções internacionais contra o governo de Alexander Lukashenko.

O presidente foi reeleito em 2020, após eleições polêmicas que provocaram protestos em massa nas ruas e foram violentamente reprimidos, gerando medidas punitivas contra o país. A União Europeia anunciou que irá lançar novas sanções contra Lukashenko na próxima semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)