(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Negociações sobre programa nuclear iraniano serão retomadas este mês


03/11/2021 20:10 - atualizado 03/11/2021 20:13

As negociações entre as potências nucleares e o Irã serão retomadas no próximo dia 29, em Viena, após um impasse de cinco meses, em meio a pressões crescentes sobre Teerã devido ao avanço de seu programa nuclear, e a ameaças de ataque israelenses.

O diálogo será retomado com a presença de China, França, Alemanha, Rússia e Reino Unido, anunciou a Comissão Europeia nesta quarta-feira (3). A reunião será presidida pelo diplomata espanhol Enrique Mora, adjunto do chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, segundo a nota oficial.

"Os participantes darão prosseguimento às discussões sobre a perspectiva de um possível retorno dos Estados Unidos" ao acordo e formas de "como garantir a implementação plena e efetiva do acordo por todas as partes", acrescentou a Comissão.

China, Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido (potências nucleares) e Alemanha chegaram a um acordo com o Irã em 2015, o JCPOA. Por meio desse acordo, o Irã prometeu interromper seu programa de enriquecimento de urânio e, em troca, a comunidade internacional retiraria gradualmente as sanções econômicas adotadas contra o governo de Teerã.

No entanto, em 2018, durante o governo de Donald Trump, os Estados Unidos retiraram-se do acordo e, em resposta, o Irã retomou suas operações de enriquecimento de urânio acima dos níveis definidos no acordo. Desde então, as partes buscam ressuscitar o entendimento e discutir um eventual retorno de Washington à mesa de negociações.

Nesta quarta, os Estados Unidos disseram que poderiam chegar rapidamente a um acordo para reativar o pacto nuclear iraniano se Teerã for "séria" em suas intenções. "Acreditamos que, se os iranianos forem sérios, poderemos fazer isso de forma relativamente rápida", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, o qual garantiu que apenas "um número relativamente limitado de questões" ainda estão "em aberto", mas advertiu que a "janela não permanecerá aberta indefinidamente".

"O presidente dos EUA carece de autoridade e se recusa a oferecer garantias", tuitou o principal responsável pela segurança do Irã, Ali Shamkhani, no Twitter, enquanto as conversas eram anunciadas. "Se isso não mudar, o resultado das negociações já está claro."

O vice-chanceler Ali Bagheri, principal negociador iraniano, confirmou no Twitter que a retomada das negociações em 29 de novembro havia sido definida em conversa telefônica com Mora. "Concordamos em iniciar negociações com o objetivo de eliminar as sanções ilegais e desumanas em 29 de novembro em Viena", tuitou o diplomata.

- Preocupações -

As potências europeias têm expressado cada vez mais preocupação com a atividade nuclear do Irã, alertando que o progresso de Teerã seria tão avançado que retomar o acordo inicial seria inútil.

Israel é amplamente suspeito de lançar uma campanha de sabotagem que incluiu o assassinato do principal cientista nuclear do Irã há um ano.

Estados Unidos e Irã divulgaram hoje versões diferentes sobre um incidente envolvendo um petroleiro de bandeira vietnamita no Mar de Omã, no episódio mais recente de tensão naquela movimentada rota marítima. Embora Teerã tenha dito que frustrou na semana passada uma tentativa de apreensão de uma embarcação carregada com petróleo iraniano pela Marinha americana, um funcionário da defesa dos Estados Unidos indicou que apenas haviam observado a operação das forças iranianas. "Recebemos ordens para acompanhar de perto, e não para nos envolvermos", afirmou.

O incidente ocorreu em meio a uma série de ataques a navios comerciais nas rotas marítimas que atendem ao Golfo Pérsico, onde grande parte do petróleo mundial é produzido e transportado. O Irã foi acusado de um ataque com drones em julho a um petroleiro ligado a Israel que navegava ao largo da costa de Omã, que resultou na morte de um ex-soldado britânico e um cidadão romeno.

Teerã negou as acusações de estar por trás desse e de outros ataques e sequestros naquela região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)