(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã e EUA dão versões distintas sobre captura de petroleiro no mar de Omã


03/11/2021 18:17 - atualizado 03/11/2021 18:19

Estados Unidos e Irã apresentaram nesta quarta-feira (3) duas versões bastante diferentes sobre um incidente que envolveu um petroleiro de bandeira vietnamita no mar de Omã.

O Irã disse que havia frustrado, na semana passada, uma tentativa de captura de um navio carregado com petróleo iraniano por parte da Marinha dos Estados Unidos.

Contudo, um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA classificou essa afirmação de "inexata e falsa", e explicou que duas embarcações americanas na área apenas observaram quando as forças de Teerã "deram a volta, abordaram e se apoderaram do barco, para levá-lo a águas iranianas".

Um comunicado publicado no site Sepahnews, que é controlado pela Guarda Revolucionária do Irã, afirma que as forças americanas haviam se apoderado de um petroleiro e "transferido sua carga para outro navio".

Em seguida, as forças navais iranianas entraram em ação e, com apoio aéreo, capturaram um segundo petroleiro, frustrando a segunda tentativa da Marinha dos Estados Unidos de tomar a embarcação, segundo o comunicado.

O texto acrescenta que "os americanos abandonaram o local" e que o petroleiro havia atracado no porto de Bandar Abbas às 8h00 (01h30 no horário de Brasília) de 25 de outubro.

Por outro lado, o funcionário americano, que falou sob condição de anonimato, negou a versão divulgada pelo site iraniano. De acordo com a fonte, as duas embarcações dos EUA, e o apoio aéreo, apenas observavam a operação por parte das forças da República Islâmica.

"Recebemos ordens para monitorar de perto, e não interferimos", afirmou.

As imagens aéreas publicadas pela agência de notícias iraniana Fars mostram navios de guerra americanos e lanchas rápidas iranianas seguindo e dando voltas em torno do navio-petroleiro, mas não lançam qualquer luz sobre as circunstâncias do incidente.

O fato aconteceu em meio a uma onda de ataques contra embarcações comerciais nas rotas marítimas do Golfo Pérsico, por onde passa grande parte do petróleo produzido no mundo.

O Irã foi acusado de realizar um ataque com drones em 29 de julho contra um petroleiro vinculado a Israel, que navegava em frente à costa de Omã, o MV Mercer Street, que provocou a morte de um ex-soldado britânico e de um cidadão romeno.

Teerã, por sua vez, negou as acusações de estar por trás desse e de outros ataques e sequestros na região.

A discussão sobre o incidente envolvendo o petroleiro acontece em meio aos esforços diplomáticos para reativar o acordo nuclear do Irã com o G5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, mais Al

emanha), conhecido pela sigla em inglês JCPOA, que colocaria um fim às sanções econômicas dos Estados Unidos contra Teerã, que afetam o setor petroleiro da República Islâmica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)