(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Petroleiras são questionadas no Congresso dos EUA por desinformação ligada ao clima


28/10/2021 21:34

As gigantes do petróleo enfrentaram nesta quinta-feira duros questionamentos dos deputados democratas, que as acusam de terem tentado esconder por muito tempo as consequências de suas atividades no meio ambiente, e questionam a sinceridade de seus esforços para reduzir as emissões poluentes.

"Alguns de nós terão que viver o futuro que vocês estão incendiando", criticou a congressista nova-iorquina Alexandria Ocasio-Cortez.

Executivos da ExxonMobil e Chevron, bem como os representantes nos Estados Unidos da Shell e BP, defenderam suas posições por seis horas, em sessão convocada por uma comissão da Câmara dos Representantes.

As empresas afirmaram que as declarações públicas de seus executivos evoluíram juntamente com os avanços científicos a respeito, e que aceleraram nos últimos anos os investimentos em energias alternativas. Não quiseram, no entanto, cortar laços com a poderosa federação do setor, API, que atua contra algumas medidas ambientais, ou, no caso da ExxonMobil e Chevron, reduzir sua produção de petróleo e gás.

"A ExxonMobil reconhece há tempos que a mudança climática é real e representa riscos graves, mas não há uma resposta fácil", declarou o presidente-executivo da empresa, Darren Woods. "A realidade inegável é que o petróleo e o gás ainda são necessários para atender às necessidades energéticas", completou Michael Wirth, que comanda a Chevron.

As respostas não pareceram satisfazer os deputados democratas, que compararam a audiência a dos grandes executivos da indústria do tabaco, que se recusaram a reconhecer na década de 1990 que a nicotina causava dependência.

"É decepcionante" que os executivos "se recusem a assumir a responsabilidade por uma campanha de desinformação que durou décadas e se recusem a deixar de financiar" grupos como a API, lamentou a presidente da comissão encarregada da audiência, Carolyn Maloney. Ele emitiu liminares para forçar as petroleiras a liberar certos documentos.

Os deputados republicanos, por sua vez, atacaram as medidas tomadas pelo presidente americano, Joe Biden, em defesa do meio ambiente, como o abandono do projeto do gasoduto Keyston XL, vinculando as mesmas ao aumento dos preços da energia ou acusando-as de eliminar empregos.

Segundo uma nota preparada pelos democratas, os grupos petroleiros gastam com o meio ambiente apenas uma fração do que destinam ao lobby, embora afirmem priorizar a questão. Eles parecem fazer essas declarações "para reforçar sua imagem pública, enquanto seguem produzindo bilhões de barris de combustíveis fósseis e investindo em novas extrações de petróleo e gás", aponta o relatório.

Durante a audiência, a democrata Ro Khanna denunciou os esforços da API para neutralizar algumas medidas ambientais, como um imposto sobre as emissões de metano ou os subsídios aos veículos elétricos.

BP

EXXONMOBIL

CHEVRON

ROYAL DUTCH SHELL PLC


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)