UAI
Publicidade

Estado de Minas RIADE

Coalizão saudita afirma que matou mais de 90 rebeldes houthis perto de cidade iemenita de Marib


22/10/2021 12:34

A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita no Iêmen afirmou nesta sexta-feira (22) que matou mais de 90 rebeldes houthis em novos ataques aéreos no sul da cidade estratégica de Marib.

Os ataques "destruíram 16 veículos militares e mataram mais de 90 elementos terroristas" nas últimas 24 horas em Al Jawba, 50 km ao sul de Marib, e em Al Kasara, a 30 km ao noroeste de Marib, afirmou a coalizão em um comunicado divulgado pela agência oficial saudita SPA.

Não foi possível verificar esses números de forma independente e os houthis não costumam informar as mortes em suas fileiras.

A coalizão anuncia diariamente a morte de vários rebeldes em Al Abdiya, 100 km ao sul de Marib, o último reduto do governo no norte do Iêmen.

Al Abdiya fica no sul da cidade de Marib, em uma região rica em petróleo e geograficamente estratégica entre o norte e o sul do Iêmen.

Desde 2014, as forças do governo reconhecido internacionalmente travam uma guerra contra os huthis, que são apoiados pelo Irã e controlam boa parte do norte do país, incluindo a capital Sanaa.

Em sete anos de guerra, dezenas de milhares de pessoas, a maioria civis, morreram, e milhões tiveram de abandonar seus lares, segundo as organizações internacionais

A comunidade internacional busca, em vão, uma solução pacífica para o conflito, que provocou a pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU. Quase 80% da população iemenita depende de ajuda humanitária para sobreviver.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade