UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Presidentes da França e EUA conversarão nesta sexta por telefone


22/10/2021 11:28

O presidente francês Emmanuel Macron e seu homólogo americano Joe BIden conversarão nesta sexta-feira (22) por telefone, em meio à aproximação entre os dois países que também contará com uma viagem da vice-presidente americana Kamala Harris à França.

A conversa entre Biden e Macron, que está prevista para 18h00 (13h00 no horário de Brasília) segundo fontes do Eliseu, é a segunda após a crise desencadeada em setembro com o anúncio de uma aliança entre Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

Criada com o objetivo de rivalizar com a China na região do Indo-Pacífico, esta parceria estratégica irritou a França, pois implicou o cancelamento, por parte da Austrália, de um contrato bilionário para a compra de submarinos franceses convencionais.

Na conversa telefônica de 22 de setembro, os dois presidentes se comprometeram a iniciar um "processo de consultas em profundidade" para restabelecerem a confiança entre as duas potências.

Sua primeira reunião presencial acontecerá em Roma no final de outubro, na cúpula das potências econômicas do G20.

Depois, a vice-presidente dos Estados Unidos "estará em Paris em 11 de novembro" para a abertura do Fórum de Paris sobre a Paz, informou à AFP uma fonte diplomática, confirmando uma informação do Le Journal du Dimanche.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade