UAI
Publicidade

Estado de Minas CANCÚN

Iate e sua tripulação desaparecem no Caribe após levar ajuda ao Haiti


02/10/2021 21:56

Um iate com quatro tripulantes - dois argentinos, um cubano e um mexicano - desapareceu no mar do Caribe enquanto voltava após levar ajuda humanitária ao Haiti, e uma intensa busca está sendo realizada, confirmou neste sábado (2) um amigo dos desaparecidos e o governo da Argentina.

A embarcação "M.O.I. Guadalupe", de 83 pés e com bandeira panamenha, partiu em 15 de setembro de Puerto Aventuras, na Riviera Maya, estado mexicano de Quintana Roo, com destino ao Haiti para transportar quatro toneladas de alimentos e medicamentos.

Os tripulantes são os argentinos Carlos Eduardo Juárez (43 anos), dono do barco, e Renzo Spasiano (20); o mexicano Martín Vega Argaez (44) e o cubano Denis Manuel Fernández Díaz (46).

Ariel Ramírez, amigo e coordenador de um esforço privado de buscas, disse à AFP que eles passaram vários dias no Haiti por questões alfandegárias. Em 28 de setembro, o iate partiu para o México e a tripulação fez uma parada na Jamaica para reabastecer o combustível.

Sua chegada estava prevista para as 11h locais do dia 29. No entanto, a comunicação foi perdida quando a embarcação estava a 130 milhas náuticas da ilha de Cozumel. Essa foi a última localização registrada.

"A partir do meio-dia do dia 29, ao ver que não chegavam, começamos a procurá-los e a pedir apoio", contou Ramírez.

O iate tinha uma balsa de emergência e uma lancha. Por enquanto, descartam naufrágio, pois durante sobrevoos não identificaram nada flutuando.

Ramírez disse que até o momento não receberam apoio da Secretaria da Marinha do México (Semar). Porém, a chancelaria argentina informou neste sábado que seu consulado no balneário de Playa del Carmen está trabalhando desde quarta-feira em colaboração com a Semar e a Capitania do Porto de Cozumel para localizar o barco.

"A Embaixada da Argentina em Cuba também está em contato permanente com a Guarda Costeira cubana, sem ter recebido até o momento relatos de avistamentos", acrescentou a chancelaria em nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade