(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAVANA

Opositor cubano Guillermo Fariñas é libertado após prisão preventiva


10/09/2021 16:38

O líder opositor cubano Guillermo Fariñas, ganhador do prêmio Sakharov do Parlamento Europeu, foi libertado após permanecer detido por algumas horas, uma medida para impedir sua participação em eventuais protestos, como os de 11 de julho, informou o dissidente nesta sexta-feira (10).

"Disseram a mim que tinham informações de que cidadãos descontentes estavam indo me procurar em minha casa porque não permitiriam nenhuma provocação como a de 11 de julho", disse à AFP por telefone, da cidade central de Santa Clara, onde mora.

Em 11 de julho, aos gritos de "Temos fome!" e "Liberdade!", milhares de pessoas realizaram protestos sem precedentes em cerca de 50 cidades cubanas. As manifestações terminaram com um morto, dezenas de feridos e centenas de detidos.

O jornalista e psicólogo, 59 anos, que realizou 23 greves de fome nos anos 2000, foi preso em casa na manhã desta quarta-feira e libertado no mesmo dia, às 20h30, disse.

Fariñas acredita que a ação pode ter sido motivada por um encontro na quarta-feira, dia da padroeira Nossa Senhora da Caridade do Cobre, com membros do Fórum Antitotalitário Unido (Fantu) para assistir a uma missa na Igreja da Boa Viagem, em Santa Clara.

Quando foi detido, ele foi examinado por um médico da delegacia, que informou que ele estava bem de saúde. Em seguida, o exame foi repetido no hospital militar daquela cidade, segundo a AFP. "Eles me trataram com muito profissionalismo", garantiu.

Fariñas também é membro da União Patriótica de Cuba (Unpacu), a mais ativa organização de oposição, chefiada por José Daniel Ferrer, atualmente na prisão.

Em Cuba, toda oposição é ilegal e o governo acusa os dissidentes de serem financiados pelos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)