(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RAMALLAH

14 membros das forças de segurança palestinas são acusados da morte de um ativista


06/09/2021 17:41

A justiça palestina acusou formalmente, nesta segunda-feira (6), 14 membros das forças de segurança palestinas da morte de Nizar Banat, um ativista crítico do presidente Mahmoud Abas, que morreu em junho logo após ser detido.

Todos testemunharam a prisão e detenção de Nizar Banat. Eles são acusados de "espancamentos que resultaram em morte, abuso de poder e violação das instruções de segurança", anunciou o porta-voz dos serviços de segurança palestinos Talal Dweikat.

Nizar Banat foi preso em 24 de junho na casa de seu tio em Dura, perto de Hebron, e sua saúde piorou rapidamente durante a detenção, segundo autoridades locais.

O legista encarregado da autópsia relatou marcas de golpes na cabeça, tórax, pescoço, pernas e mãos. Menos de uma hora se passou entre os espancamentos e sua morte, disse ele em junho.

Desde sua morte ocorreram manifestações em Ramalá, cidade onde fica a sede da Autoridade Palestina, nas quais gritos pedindo a queda de Abas e "Justiça para Nizar" foram ouvidos.

Diante dos protestos, a Autoridade Palestina formou um comitê, liderado pelo Ministério da Justiça, para investigar os eventos. Em nota, Dweikat informou que a investigação foi transferida para um tribunal militar responsável pelo julgamento.

Questionado pela AFP, o irmão de Nizar Banat, Ghasan, disse que a família "rejeita" a decisão do tribunal palestino.

"Acreditamos que eles estejam usando os 14 membros das forças de segurança como bode expiatório. Esses soldados e oficiais não vieram prender Nizar e matá-lo por conta própria, mas receberam uma ordem. E o fato de que todos permaneceram calados no primeiro momento mostra que as autoridades prometeram defendê-los", acrescentou.

A família de Nizar Banat, que acusa a Autoridade Palestina de tê-lo "assassinado", apelou à justiça britânica em julho "com base na jurisdição universal" e pediu ajuda à ONU para investigar sua morte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)