(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ZHUKOVSKY

Rússia apresenta novo caça


20/07/2021 16:46 - atualizado 20/07/2021 16:49

A Rússia apresentou nesta terça-feira (20) seu novo caça de quinta geração, batizado de "Checkmate" (Xeque-Mate) e que fará o primeiro voo de teste em 2023. O avião militar foi projetado para competir com o F-35 americano e apresentado ao público esta tarde, no salão aéreo MAKS-2021, perto de Moscou.

O Checkmate foi criado em conjunto pelo complexo militar-industrial Rostec e a United Aircraft Corporation (UAC), que reúne os principais fabricantes de aviões civis e militares russos. Segundo a Rostec, trata-se de um caça leve, monomotor e que dispõe de "inovações tecnológicas", por exemplo, no campo da inteligência artificial.

Segundo o vídeo de apresentação, o aparelho foi desenvolvido em tempo recorde e poderá transportar drones, que lançará durante o voo, além de poder atacar seis alvos simultâneos em terra, ar ou mar, a um custo de fabricação de entre 25 milhões e 30 milhões de dólares a unidade, segundo os fabricantes.

"Nosso objetivo é oferecer esse avião a uma série de clientes a partir de 2026", explicou durante a apresentação o diretor geral da UAC, Iuri Sliusar, indicando que o primeiro voo de teste está previsto para 2023. Ele disse esperar uma venda de cerca de 300 unidades do caça nos próximos 15 anos, principalmente para países da América Latina, Ásia e Oriente Médio.

O Checkmate é capaz de destruir "aviões estrangeiros de quinta geração e foi concebido para resistir a sistemas de sexta geração que poderão ser desenvolvidos nas próximas décadas". Além disso, está prevista uma versão do caça pilotada por um robô.

Antes da apresentação oficial, "o presidente de Rostec, Serguéi Tchemezov, e o diretor-geral da UAC, Iuri Sliusar, mostraram o Checkmate a Vladimir Putin", informou o complexo militar-industrial em nota. "A aviação russa tem um grande potencial de desenvolvimento e nossa indústria aeronáutica continua desenvolvendo novos aparelhos competitivos", afirmou Putin durante o discurso inaugural do salão MAKS.

O setor armamentista é a joia da coroa da indústria russa e um dos que mais exportam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)