(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÉXICO

Identificados restos mortais do terceiro dos 43 estudantes desaparecidos no México em 2014 (advogados)


15/06/2021 18:25

Legistas identificaram os restos mortais de um terceiro estudante do grupo de 43 desaparecidos em setembro de 2014 no sul do México, informou nesta terça-feira (15) o Centro Prodh, a organização de direitos humanos que representa os parentes.

Trata-se de Jhosivani Guerrero, cujos restos mortais foram identificados pela Universidade Austríaca de Innsbruck, informou uma fonte do Prodh Center à AFP.

O nome de Guerrero se junta ao de Christian Alfonso Rodríguez Telumbre e Alexander Mora Venancio, identificados previamente pelo instituto de genética da mesma universidade.

Para isso, a Procuradoria-Geral da República do México enviou para essa instituição fragmentos de ossos encontrados no município de Cocula (estado de Guerrero, sul).

Durante o governo do presidente Enrique Peña Nieto (2012-2018), o Ministério Público informou que possuía provas para a identificação de Jhosivani Guerrero.

O caso Ayotzinapa tomou um novo rumo depois que o atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, e o Ministério Público recusaram a chamada "verdade histórica", com a qual se pretendia encerrar o caso, e segundo a qual o desaparecimento teria sido ocasioando exclusivamente por traficantes de drogas.

Segundo a versão do governo anterior, os restos mortais dos 43 estudantes foram jogados em um barranco conhecida como La Carnicería, a 800 metros do rio Cocula, após serem queimados em um lixão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)