Publicidade

Estado de Minas JERUSALÉM

Israel reabre zona de pesca em Gaza


29/04/2021 06:55 - atualizado 29/04/2021 07:01

Israel reabriu nesta quinta-feira a zona de pesca na costa de Gaza, que estava fechada desde segunda-feira em represália aos lançamentos de foguetes contra o território israelense a partir do enclave palestino.

"Após consultas com as forças de segurança, decidimos reabrir a zona de pesca até 15 milhas náuticas (quase 28 km)", anunciou em um comunicado o COGAT (Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios).

O COGAT, organismo do ministério israelense da Defesa responsável pelas operações civis nos territórios palestinos, havia anunciado na segunda-feira o fechamento da zona marítima "por completo até nova ordem".

Israel impõe um rígido bloqueio terrestre, marítimo e aéreo ao território palestino de dois milhões de habitantes, controlado pelo movimento islamita Hamas há mais de uma década.

A zona de pesca autorizada, depois da qual a Marinha israelense aborda os barcos, varia de acordo com as tensões.

Entre sexta-feira e segunda-feira passada foram lançados pelo menos 41 foguetes a partir da Faixa de Gaza contra Israel.

O aumento da tensão entre Israel e Hamas coincidiu com os confrontos em Jerusalém, os mais violentos dos últimos anos, que envolveram judeus de extrema-direita, palestinos de Jerusalém Leste e as forças de segurança israelenses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade