Publicidade

Estado de Minas TÓQUIO

Terremoto de magnitude 7,3 na costa leste do Japão


13/02/2021 15:11 - atualizado 13/02/2021 15:15

Um forte terremoto de magnitude 7,3 foi sentido no final deste sábado (13) na costa leste do Japão, mas nenhum alerta de tsunami foi emitido, segundo as autoridades americanas e japonesas.

A agência de notícias Kyodo relatou pelo menos quatro feridos, sem maiores detalhes. Nenhum dano material foi relatado neste momento.

O terremoto ocorreu às 23h08 (11h08 no horário de Brasília) a cerca de 60 km da costa, segundo agência de metereologia japonesa.

Posteriormente houve uma réplica de magnitude 4.7, informou a mesma agência, que logo revisou a magnitude inicial do fenônemo (de 7,1 para 7,3).

O Serviço de Geologia dos Estados Unidos (USGS) afirmou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 54 km no Pacífico, perto de Fukushima - próximo ao epicentro de um terremoto mortal de 2011 que desencadeou um tsunami e matou mais de 18.000 pessoas.

A imprensa local registrou cortes de energia elétrica em grandes áreas da região de Tohoku, no leste.

A operadora Tepco, responsável pelo monitoramento da usina nuclear de Fukushima, cujo reator nuclear foi destruído no terremoto de 2011, afirmou em um tuíte que acompanha estreitamente a evolução da situação.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga voltou ao seu escritório para acompanhar de perto as operações de controle e o governo organizou um vínculo de coordenação com a região afetada.

Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram objetos caindo das prateleiras de lojas e residências.

O Japão está no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma das regiões com maior atividade sísmica do planeta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade