Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Blinken diz que EUA buscará um pacto 'mais duradouro e forte' com o Irã


19/01/2021 18:13

Os Estados Unidos retornarão ao acordo com o Irã se Teerã voltar a cumpri-lo, enquanto buscará com os outros signatários fortalecê-lo e torná-lo mais duradouro, disse nesta terça-feira (19) o secretário de Estado nomeado, Antony Blinken.

O presidente eleito Joe Biden "acredita que se o Irã voltar a cumprir (o acordo), nós também", disse Blinken durante a sessão para sua confirmação pelo Comitê de Relações Exteriores do Senado.

"Mas usaremos isso como plataforma com nossos aliados e parceiros, que voltarão a estar do mesmo lado que nós, para buscar um acordo mais forte e duradouro", acrescentou.

Um novo acordo poderia abordar tanto as "atividades desestabilizadoras" do Irã na região como seus mísseis.

"Dito isso, acredito que ainda estamos muito longe dali", destacou, acrescentando que ficará atento aos próximos passos do Irã.

O presidente em fim de mandato, Donald Trump, deixou em 2018 o acordo nuclear com o Irã, negociado durante a gestão de seu antecessor, Barack Obama, assinado também por Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China.

Segundo este acordo, firmado em 2015, prometeu-se ao Irã aliviar as sanções econômicas que pesavam contra ele em troca de uma drástica redução do seu programa nuclear.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade