Publicidade

Estado de Minas CABUL

Talibãs se felicitam pelo avanço na retirada de tropas dos EUA do Afeganistão


16/01/2021 09:00

Os talibãs se felicitaram neste sábado (16) pelo anúncio de Washington da redução do número de forças armadas americanas no Afeganistão, "um passo positivo", segundo o porta-voz do grupo, embora a violência continue assolando o país.

"A retirada de mais tropas americanas do Afeganistão, anunciada por Estados Unidos ontem (sexta-feira), é um passo positivo e uma medida pragmática", escreveu no Twitter Mohammad Naeem, porta-voz dos insurgentes.

"A aplicação do acordo (...) é benéfica para ambos os países", acrescentou.

Em fevereiro, o governo do presidente Donald Trump assinou um acordo com os talibãs para a retirada completa das tropas americanas até maio de 2021 em troca de garantias de segurança.

"Nós continuamos comprometidos com os objetivos do acordo e queremos que a outra parte faça o mesmo", acrescentou Naeem.

A menos de uma semana da chegada de Joe Biden à Casa Blanca, Trump reduziu a presença militar no Afeganistão para seu nível mais baixo desde 11 de setembro de 2001.

"Atualmente, a força militar dos Estados Unidos no Afeganistão é de 2.500 soldados", disse o chefe do Pentágono, Christopher Miller, em um comunicado na sexta-feira.

O número de tropas americanas no país variou nos últimos 20 anos, chegando até 100.000 em 2010. A quantidade reduziu para 13.000 há um ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade