(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANCARA

Turquia garante que CoronaVac é 91,25% eficaz


24/12/2020 22:22 - atualizado 24/12/2020 22:43

A Turquia anunciou nesta quinta-feira (24) que receberá em breve da China as primeiras doses da vacina CoronaVac contra a covid-19, cuja eficácia preliminar supera 90%. No Brasil, a efetividade seria menor, mas suficiente para reduzir o impacto da doença na população.

As autoridades turcas asseguram ter comprovado eficácia de 91,25% em resultados preliminares dos testes com a CoronaVac, antes dos ensaios de fase 3 com 7.371 voluntários, que ainda estão em andamento no país.

Apesar da falta de resultados oficiais, bem como de estudos publicados pelo laboratório chinês, que geraram críticas sobre a falta de transparência, as autoridades turcas foram categóricas.

"Estamos convencidos agora de que esta vacina é eficaz e segura para a população turca", disse o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca.

Estes dados, que representam "uma primícia mundial", poderiam servir para uma autorização em breve desta vacina, acrescentou o ministro.

No Brasil, o Instituto Butantan já tinha assegurado na quarta-feira que os testes de fase 3 com a CoronaVac, que desenvolve em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foram satisfatórios e que espera começar a aplicar o imunizante em janeiro, mas se absteve de dar detalhes sobre os estudos.

Em entrevista à rádio CBN nesta quinta-feira, o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que nos testes feitos pelo Butantan, a vacina "não atingiu 90% [de eficácia]", mas isto não comprometeria sua efetividade.

"Mesmo não tendo atingido isso, esses valores menores, acima de 50% - não sabemos o quanto acima de 50%, se foi 60%, 70% ou 80% -, estão em níveis que nos permitem fazer uma redução do impacto da doença na nossa população", disse Gorinchteyn.

"Para se ter uma ideia, a vacina da gripe tem uma variação, dependendo de cada uma das faixas etárias, de proteção, que vai de 40% até 80% em determinados grupos. Então, nós sabíamos que a efetividade jamais atingiria 90%", argumentou.

A Turquia receberá inicialmente três milhões de doses da CoronaVac, enviadas pela Sinovac, e terá a opção de obter mais 50 milhões, conforme iniciar a vacinação no próximo mês, que começará pelos profissionais de saúde e os mais vulneráveis.

Koca disse que os primeiros carregamentos da vacina chinesa serão enviados para a Turquia no domingo.

A Turquia também vai assinar nos próximos dias um acordo com a Pfizer e a BioNTech para comprar 4,5 milhões de doses, com a opção de adquirir mais 30 milhões da farmacêutica norte-americana e seu parceiro alemão, disse Koca.

Segundo o ministro, o país "será capaz de vacinar 1,5 milhão ou até dois milhões de pessoas por dia". A "primeira fase" da inoculação abrangerá nove milhões de pessoas, acrescentou.

Com 83 milhões habitantes, a Turquia registrou 19.115 mortes pela covid-19 e 2,2 milhões de infecções oficialmente contabilizadas desde o início da pandemia.

O Brasil, com 211,8 milhões de habitantes, é o segundo país depois dos Estados Unidos mais impactado pela covid-19, onde a doença provocou até esta quinta-feira 189.982 mortes e 7.423.945 contágios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)