(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOGOTÁ

Colômbia expulsa dois diplomatas russos e Moscou responde na mesma moeda


22/12/2020 19:02

A Colômbia informou nesta terça-feira ter expulsado dois diplomatas russos no início de dezembro, o que provocou Moscou a reagir na mesma moeda.

Os russos estavam "agindo de forma contrária à Convenção de Viena" sobre as relações diplomáticas, disse o presidente da Colômbia, Iván Duque, em entrevista à rede NTN24.

Bogotá não deu detalhes sobre o que precipitou a saída dos diplomatas do país, mas, segundo a imprensa local, os dois servidores russos estariam envolvidos em um suposto caso de espionagem.

A ação foi "respondida com reciprocidade pelo governo da Federação Russa, que por sua vez ordenou a retirada de dois diplomatas colombianos credenciados em Moscou", informou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em um comunicado.

O diretor de Migração da Colômbia, Juan Francisco Espinosa, garantiu em entrevista coletiva que os estrangeiros deixaram o país no dia 8 de dezembro.

"Dadas as circunstâncias em que saem, no curto prazo não poderão voltar ao país", acrescentou Espinosa.

Sob a mesma suspeita, as autoridades expulsaram em junho um espião venezuelano que servia ao governo de Nicolás Maduro, que rompeu relações com a Colômbia em fevereiro de 2019.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)