(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Expedição descobre 20 novas espécies de flora e fauna na Bolívia


14/12/2020 20:50

Uma expedição científica descobriu 20 novas espécies de flora e fauna nos Andes bolivianos, incluindo uma cobra, uma víbora e uma rã, e redescobriu quatro outras espécies que se acreditava estarem extintas, informou a organização Conservation International (CI) nesta segunda-feira (14).

Entre as novas espécies estão "a víbora Yope da montanha, a serpente Bandera boliviana, a rã Liliputiense, quatro espécies de orquídeas e quatro de borboletas" e entre as redescobertas estão "a rã Ojos de diablo, que se acreditava estar extinta e desconhecida, que não era vista por mais de duas décadas, e uma borboleta satirizada, vista depois de quase um século".

A CI explicou, em nota enviada à AFP, que os achados foram registrados na região de Zongo, cerca de 70 quilômetros ao norte de La Paz, conhecida por ser a bacia que abastece a cidade e onde estão localizadas as hidrelétricas.

"A notável redescoberta de espécies que antes eram consideradas extintas, especialmente tão perto da cidade de La Paz, nos mostra como o desenvolvimento sustentável que engloba a conservação da natureza pode garantir a proteção da biodiversidade a longo prazo", disse o diretor do Programa de Avaliação Rápida da CI, o americano Trond Larsen.

Ele também explicou que "esta área se tornou um refúgio seguro para anfíbios, répteis, borboletas e plantas que não foram encontradas em nenhum outro lugar da Terra".

Além disso, a Conservation International forneceu dados sobre as novas espécies. A rã Liliputiense (Noblella) tem aproximadamente 10 mm de comprimento, o que pode significar que é o menor anfíbio dos Andes e um dos menores do mundo.

Devido ao seu tamanho diminuto e ao hábito de viver em túneis sob as espessas camadas de musgo e húmus da floresta, era difícil encontrá-la, mesmo seguindo seus cantos frequentes, relatou.

Em relação à víbora Yope da montanha (Bothrops monsignifer), ele destacou que se trata de uma nova espécie venenosa que usa suas fossas sensíveis ao calor, localizados em sua cabeça, para detectar sua presa.

Ele acrescentou que é muito raro descobrir novas espécies de víboras e que provavelmente apenas uma ou duas espécies são descritas a cada década nas Américas.

Quanto à cobra Bandera boliviana (Eutrachelophis), indicou que esta espécie delgada chama atenção pelas cores vermelha, amarela e verde, típicas da bandeira do país andino.

O programa de Conservação e Manejo da Fauna Selvagem do Bioparque Municipal Vesty Pakos da Prefeitura de La Paz também fez parte da pesquisa, além de uma equipe de cientistas locais e internacionais, explicou a Conservation International.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)