(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatorze militares americanos são desligados do exército por crimes em base no Texas


08/12/2020 22:55

O exército dos EUA anunciou nesta terça-feira (8) o desligamento de 14 oficiais em cargos de comando na base de Fort Hood, no sul do estado do Texas, após uma série de mortes que chocou o país.

Com cinco supostos homicídios em 2020, esta base militar em expansão, sede de batalhões posicionados em palcos de guerra, ganhou a reputação de base mais perigosa dos Estados Unidos.

Foi a indignação com a morte de Vanessa Guillén, uma soldado latina de 20 anos que desapareceu em 22 de abril após ser vítima de assédio sexual, que levou o secretário do Exército Ryan McCarthy a contratar investigadores independentes, incluindo um ex-agente do FBI e um ex-juiz militar, compilando um relatório detalhado sobre a situação em Fort Hood.

"A trágica morte de Vanessa Guillen e outras questões em Fort Hood nos obrigaram a fazer uma análise crítica de nossos sistemas, nossas políticas e de nós mesmos", disse McCarthy ao apresentar as conclusões do relatório.

Guillén havia dito à família que não confiava na hierarquia militar para dar seguimento a uma denúncia de assédio sexual, e seus parentes duvidaram publicamente da determinação dos militares em investigar seu desaparecimento. Seu corpo desmembrado foi encontrado em 30 de junho.

Naquele dia, um suspeito do caso, o soldado Aaron David Robinson, cometeu suicídio após um confronto com a polícia local. Além disso, outro soldado, Gregory Scott Morales, havia sido declarado desertor quando desapareceu em 2019, apesar de várias pistas que levaram ao temor de participação em um ato criminoso. Seus restos mortais foram encontrados em junho passado, dez meses depois, enquanto os investigadores procuravam por Guillén. Ele foi aparentemente morto a tiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)