Eleições nos EUA: após retomada da apuração, Biden abre vantagem diante de Trump em Nevada
Candidato do Partido Democrata, de 7.647 votos de diferença, deu um salto para uma margem de mais de 11 mil votos; estado tem seis delegados
Estado de Minas
05/11/2020 14:59 - Atualizado em 05/11/2020 15:11
audima
Depois da retomada da contagem de votos no estado de Nevada nesta quinta-feira (5), o candidato do Partido Democrata, Joe Biden, abriu mais uma vantagem diante do oponente e candidato à reeleição pelos republicanos, Donald Trump. A diferença, que estava em 7.647 votos, deu um salto para 11.787.
De acordo com informações do canal CNN, Nevada já tem 88% das urnas apuradas. Joe Biden, até a última atualização, tinha 603.807 votos, o que corresponde a 49,4%. Já Donald Trump tem 48,5% das escolhas, com 592.020 votos ao todo. Quem conquistar Nevada contará com seis delegados.
Nevada é um dos cinco estados nos quais a campanha de Donald Trump entrou na Justiça para questionar o processo de contagem de votos. O argumento dos republicanos é que cerca de 10 mil pessoas votaram sem morar no estado. Pensilvânia, Michigan, Geórgia e Wisconsin foram outras localidades nas quais o jurídico de Trump foi acionado.
De acordo com a CNN e a Agence France-Presse, Joe Biden tem 253 delegados a favor até o momento, contra 214 de Donald Trump. Já para a Associated Press e Fox News, Biden tem 264 delegados. Isso porque o veículo considera que o candidato democrata venceu no Arizona, que possui 11 delegados.
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.