(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Flórida registra recorde de mortes por coronavírus, enquanto tempestade tropical se aproxima


30/07/2020 18:55

A Flórida bateu o recorde de mortes por coronavírus pelo terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira (30), com 253 novos óbitos. Ao mesmo tempo, o estado se prepara para a chegada da tempestade tropical Isaías neste fim de semana.

Na quarta-feira, 246 mortes foram registradas e na terça 186, segundo o Departamento de Saúde da Flórida. Até a semana passada, o número diário de mortes permanecia em torno de 100 até somar um total de 6.586.

Enquanto a pandemia causa estragos na Flórida, a tempestade tropical se aproxima com fortes rajadas de ventos de até 95 km/h. Os meteorologistas não conseguem prever ainda, porém, com que intensidade Isaías chegará ao sudeste dos Estados Unidos, nem sua exata trajetória.

O fenômeno causou graves inundações e deslizamentos de terra na noite de quarta-feira em Porto Rico, além de árvores e postes caídos, casas inundadas e milhares de pessoas sem eletricidade. No momento, o temporal cruza a Ilha Espanhola, que é compartilhada pela República Dominicana e pelo Haiti, e também provoca estragos.

Segundo o prefeito do condado de Miami-Dade, Carlos Giménez, é a hora de todos começarem a se preparar em suas casas e empresas. "Se você mora em uma zona de maré, deve ter um plano de evacuação", recomendou em entrevista coletiva, embora ainda não haja planos de evacuação obrigatória.

"Um leve enfraquecimento é possível enquanto Isaías se move sobre a Ilha Espanhola e um fortalecimento adicional está previsto para sexta-feira", quando atingirá Bahamas e Flórida, de acordo com o National Hurricane Center de Miami.

- Testes de COVID-19 suspensos -

Como prevenção, os centros de testes para COVID-19 foram fechados hoje e permanecerão assim até que seja seguro reabri-los, anunciou na quarta-feira a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida.

"São estruturas de campanha que não suportam ventos de tempestades tropicais", afirmou a nota. Em um momento em que uma a cada 50 pessoas no estado já pegou coronavírus, o prefeito Giménez disse que também fechará temporariamente os centros de testes do condado.

No total, 461.379 pessoas foram infectadas. A Flórida acrescentou hoje 9.956 novos casos, depois de várias semanas registrando números diários de cerca de 10.000.

Com 21 milhões de habitantes, o estado ultrapassou recentemente Nova York (leste) e se tornou o segundo em número de casos de COVID-19 nos EUA, logo atrás da Califórnia (oeste), que tem o dobro da população.

Um quarto dos casos está concentrado em Miami, o atual epicentro da pandemia no país e onde apenas 9% dos leitos de terapia intensiva (UTI) estão disponíveis.

A popularidade do governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, despencou no mês passado por sua gestão da crise de saúde. Aliado fiel do presidente Donald Trump, ele se recusou a tornar obrigatório o uso de máscaras. Alguns prefeitos tomaram a medida em suas jurisdições.

A Flórida se apressou em reabrir sua economia entre maio e junho, quando estava mergulhada na crise econômica e o vírus parecia estar sob controle.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)