Publicidade

Estado de Minas

Trump diz a Putin que quer evitar corrida armamentista entre EUA, Rússia e China


23/07/2020 17:25

O presidente Donald Trump disse a seu colega russo Vladimir Putin nesta quinta-feira (23) que espera evitar uma corrida armamentista entre Estados Unidos, Rússia e China, informou a Casa Branca.

Washington e Moscou se preparam para negociar um tratado para suceder ao New START, que limita os arsenais nucleares de seus países.

A China até agora rejeitou a pressão do governo americano para ingressar nessas negociações, argumentando que seu arsenal é muito menor do que o das potências inimigas na Guerra Fria.

Em uma conversa com Putin, Trump "reiterou sua esperança de evitar uma corrida armamentista entre China, Rússia e Estados Unidos e aguarda ansiosamente um avanço nas próximas negociações sobre controle de armas em Viena", disse um porta-voz da Casa Branca.

Segundo uma declaração do Kremlin, os dois líderes confirmaram a "urgência" de reuniões bilaterais sobre "estabilidade estratégica e controle de armas".

Os líderes também discutiram "a situação do programa nuclear iraniano" e enfatizaram a "necessidade de ação conjunta", segundo o comunicado russo.

A Rússia apoia o Irã em seu programa nuclear civil, que, segundo Washington, esconde um projeto militar de Teerã com fins armamentísticos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade