(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolivianos exigem resgate de dinheiro de fundos previdenciários


postado em 16/07/2020 19:02

Dezenas de bolivianos desafiaram nesta quinta-feira a proibição de aglomerações para exigir que seja autorizado o resgate do dinheiro depositado nos fundos previdenciários privados, devido à crise econômica causada pela quarentena prolongada.

Em passeata na cidade de Santa Cruz, os manifestantes exigiram "que aqueles que foram afastados de suas fontes de trabalho devido à quarentena possam ter acesso à devolução parcial de suas contribuições administradas pelas AFP (administradoras de fundos de pensão)", disse Benito Justiniano, um dos líderes da manifestação, ao jornal "El Deber", de Santa Cruz.

Desde maio, o Congresso boliviano estuda duas iniciativas para a devolução parcial e antecipada destes fundos. Uma delas prevê a devolução de 50% das contribuições gerenciadas pelas duas administradoras privadas que operam no país e a outra propõe uma devolução com base em uma escala por idade e porcentagem. Os dois projetos são analisados por uma comissão econômica da Câmara dos Deputados.

Os dois fundos previdenciários gerenciam os aportes de cerca de 2 milhões de trabalhadores bolivianos. O país, de 11 milhões de habitantes, registra mais de 52 mil infectados pelo novo coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)