Publicidade

Estado de Minas

Três mortos em uma inundação de mina na Nicarágua


postado em 21/06/2020 21:06

Equipes de resgate recuperaram neste domingo os corpos de três jovens mineiros artesanais presos há quatro dias em uma mina de ouro que foi inundada por chuvas no noroeste da Nicarágua, informou uma fonte oficial.

Os mineiros ficaram presos na quarta-feira passada devido ao transbordamento de um rio que passa perto da mina Rincón García, no município de Villa Nueva, departamento de Chinandega, 132 km a noroeste da capital, disse o prefeito Juan Gómez.

Ele explicou que as chuvas fizeram o rio transbordar, destruíram o muro de contenção e inundaram o túnel da mina em que trabalhavam seis mineiros, dos quais três conseguiram sair vivos.

É a segunda vez que ocorre um acidente nesta mina desde 2014, quando um deslizamento de terra matou quatro mineiros artesanais, conhecidos como "guisaremos", um meio de subsistência no município de Villa Nueva, com cerca de 27.000 habitantes.

Estima-se que mais de 30.000 pessoas trabalhem na mineração artesanal no país, de acordo com a Federação Nicaraguense de Mineiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade