(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volkswagen pagará ao menos EUR 750 milhões por escândalo de motores diesel


postado em 30/04/2020 09:55

O primeiro grande julgamento na Alemanha contra a Volkswagen, relacionado com o escândalo dos motores a diesel manipulados, terminou formalmente nesta quinta-feira, após um acordo amistoso que deve custar mais de 750 milhões de euros à montadora.

O grupo e a associação de consumidores VZBV, que liderou a batalha judicial, encerraram o caso, segundo o que estava previsto pelo acordo alcançado no fim de fevereiro, anunciou o tribunal regional de Brunswick, onde o julgamento começou em setembro de 2019.

A Volkswagen aceitou até o momento 235.000 ações de demandantes e apresentou uma oferta de pagamento de entre 1.350 e 6.250 euros em função do modelo e da idade do veículo, "o que representa um valor total de quase 750 milhões de euros" para o grupo, informou um porta-voz.

Inicialmente, 260.000 clientes poderiam ser incluídos no acordo para uma compensação total de até 830 milhões de euros, mas 17.000 ações ainda precisam de validação e os demandantes podem registrar seus nomes até a noite de quinta-feira.

Os clientes têm duas semanas, depois de receber a oferta, para aceitar ou rejeitar a proposta. Os primeiros pagamentos devem acontecer a partir de 5 de maio, segundo a VW.

A montadora ainda é alvo de dezenas de milhares de processos individuais de indenização e algumas resultaram em acordos amistosos.

A quantia de 750 milhões de euros pode parecer relativamente modesta comparada aos 30 bilhões de euros que o Dieselgate já custou à empresa alemã.

Vários executivos do grupo, entre eles o atual CEO, Herbert Diess, e o presidente do conselho de vigilância, Hans Dieter Potsch, assim como ex-CEO Martin Winterkorn e o ex-diretor da marca Audi, Rupert Stadler, são alvos de investigações penais.

O escândalo começou em setembro de 2015, quando o grupo automobilístico alemão admitiu ter instalado em 11 milhões de veículos um software fraudulento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)