(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre de coronavírus o último sobrevivente de 'La Nueve', Rafael Gómez Nieto


postado em 01/04/2020 09:55

Rafael Gómez Nieto, o último sobrevivente de "La Nueve", os soldados republicanos espanhóis que liberaram Paris em 1944, morreu na terça-feira de coronavírus na França, informou sua família nesta quarta-feira (01).

Rafael Gómez Nieto, que vivia na cidade francesa de Lingolsheim (leste) e iria completar 100 anos em janeiro do próximo ano, foi hospitalizado e testou positivo para COVID-19, informou à AFP seu filho, Jean-Paul.

Apesar de sua idade avançada, estava são e "foi o coronavírus que interrompeu isso, como em muitas famílias", afirmou seu filho.

"Era o símbolo de 'La Nueve', com ele se vai uma parte da história da liberação de Paris e dos republicanos espanhóis", estimou a historiadora Evelyn Mesquida, que mantinha contato regular com ele.

Rafael Gómez Nieto "conservava a força e a memória" e ainda fazia compras de carro há algumas semanas, contou.

Sua última aparição pública, disse, foi em 2017 para a inauguração de uma praça dedicada aos soldados de "La Nueve" em Madri, a qual atendeu "em nome de todos seus companheiros".

"La Nueve", a nona companhia da segunda divisão blindada francesa, integrada majoritariamente por espanhóis, foi a primeira a entrar na cidade e chegar ao Hotel de Ville de Paris, a prefeitura, em 24 de agosto de 1944, para liberar a capital francesa da ocupação alemã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)