(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diferenças sobre Síria não afetarão laços com a Rússia, diz chanceler turco


postado em 15/02/2020 13:54

As diferenças entre Turquia e Rússia envolvendo o conflito na Síria não devem afetar as relações entre os dois países, indicou a imprensa turca após um encontro entre os chanceleres dos dois países neste sábado, em Munique, Alemanha.

"A situação em Idlib não afetará o acordo S-400", afirmou o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, segundo o canal NTV. A Turquia comprou o sistema de defesa russo S-400, apesar da oposição dos Estados Unidos, seu aliado na Otan, e à ameaça de sanções.

Cavusoglu reuniu-se com o colega russo, Sergei Lavrov, por ocasião da Conferência de Segurança de Munique, e, em um tuíte, descreveu o encontro como "positivo". Ele disse que a delegação turca viajará a Moscou na segunda-feira. "Concordamos em fazer uma avaliação após estas reuniões."

Uma delegação russa que incluiu militares e agentes da inteligência esteve em Ancara na semana passada, mas não chegou a nenhum acordo.

O encontro entre os ministros foi o primeiro deste nível entre autoridades turcas e russas desde o início da tensão em Idlib, depois que Damasco matou 14 turcos no mês passado.

Os militares turcos contam com 12 postos de observação na província de Idlib, último reduto dos rebeldes na Síria. Os postos foram criados depois de um acordo fechado entre Rússia e Turquia em 2018, em Sochi, para evitar uma ofensiva do regime, mas, nos últimos meses, o presidente sírio, Bashar al-Assad, ordenou a invasão, apoiado por bombardeios aéreos da Rússia.

Depois da morte dos turcos, Turquia e Rússia entraram em uma guerra de palavras. Segundo a ONU, mais de 800 mil pessoas fugiram daquela região desde outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)