(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Navios iranianos parados em Paranaguá vão zarpar no fim de semana


postado em 27/07/2019 18:01

Os dois navios iranianos que estão parados no porto de Paranaguá, no Paraná, há várias semanas vão zarpar ainda este sábado, informaram funcionários portuários, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que a Petrobras fornecesse combustível às embarcações.

Os navios estão atracados desde o começo do mês passado, após a Petrobras se recursar a fornecer combustível, temendo violar as sanções americanas contra a República Islâmica.

O administrador do porto afirmou que o cargueiro "Termeh" zarpou por volta do meio-dia rumo a outro porto da costa brasileira, onde seria carregado com milho. Já o "Bavand", que foi carregado, partirá com destino ao Irã na noite deste sábado. A viagem deve levar uns 30 dias, acrescentou a fonte.

O abastecimento com combustível (1.300 toneladas para o "Bavand" e 600 toneladas para o "Termeh") começou nas primeiras horas de sábado, segundo um porta-voz da Eleva Química, empresa brasileira que contratou os navios.

A Petrobras também confirmou o abastecimento.

O Supremo ordenou que a Petrobras abastecesse os navios após o principal enviado do Irã ao Brasil afirmar à Bloomberg que Teerã poderia suspender as importações a partir do Brasil caso o problema não seja resolvido.

A Petrobras afirmou que tanto os navios, como a empresa iraniana proprietária deles, tinham sido sancionados pelos Estados Unidos, segundo a Sapid Shipping.

O Irã é um dos maiores importadores de produtos agrícolas brasileiros, sobretudo soja, carne e açúcar.

As tensões no Golfo aumentaram nos últimos meses, reacendidas após a saída de Washington do programa nuclear iraniano e a restauração de sanções contra Teerã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)