(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA começam a aplicar tarifas sobre bens chineses


postado em 24/09/2018 07:24

O governo americano começou a aplicar tarifas de 10% sobre novos bens importados da China por US$ 200 bilhões, em mais um passo na guerra comercial entre ambas as potências que ameaça o crescimento econômico mundial.

As tarifas entraram em vigor no primeiro minuto desta segunda-feira (1h01, no horário de Brasília). A expectativa é que Pequim responda quase imediatamente, com tarifas de importação de 5% ou 10% sobre produtos americanos, por 60 bilhões de dólares.

A troca de tarifas punitivas entre as maiores economias do mundo começou em julho, quando foram impostas, reciprocamente, tarifas de 25% a mercadorias, na ordem de 50 bilhões de dólares.

Nesse contexto, a China acusou os Estados Unidos, nesta segunda, de lançarem falsas acusações sobre comércio para "intimidar" outros países, enquanto se intensifica a briga pelas tarifas entre os dois gigantes mundiais.

Os Estados Unidos "fizeram uma série de acusações falsas e usam o aumento das tarifas e outros meios de intimidação econômica, para tentarem impor seus próprios interesses na China pela via de uma pressão extrema", diz o governo chinês em um documento sobre as tensões econômicas e o comércio com Washington.

O informe acusa o presidente americano, Donald Trump, de minar anos de esforços para aproximar os dois países.

"Desde que o novo governo americano assumiu suas funções em janeiro de 2017, sob o lema 'America First', renunciou aos princípios fundamentais das trocas comerciais, como o respeito mútuo e as consultas com base na igualdade, para adotar o unilateralismo, protecionismo e a hegemonia econômica", aponta o documento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)