Publicidade

Estado de Minas

Número de mortos em terremoto na Indonésia sobe para 164


postado em 09/08/2018 01:42

O terremoto de 6,9 graus que sacudiu no domingo passado a ilha de Lombok, no sul da Indonésia, deixou 164 mortos e 156 mil desabrigados, além de elevados danos materiais, segundo o último boletim das autoridades, divulgado nesta quinta-feira.

"O número aumentou para 164 mortos, ao menos 1.400 pessoas ficaram gravemente feridas e há 156 mil desabrigados", declarou à AFP o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho.

O boletim precedente apontava 131 mortos.

As equipes de resgate continuam trabalhando na retirada dos escombros. Dezenas de milhares de casas foram atingidas, segundo as autoridades, que citaram o número reduzido de médicos e a falta de produtos básicos.

Na província das Pequenas Ilhas da Sonda, onde fica Lombok, os moradores enfrentam a escassez de alimentos, de medicamentos e o número reduzido de profissionais da área de saúde, segundo o governador Muhamad Zainul Majdi.

Em alguns trechos da ilha, que tem 4.700 km2 de superfície, certos vilarejos foram quase totalmente destruídos.

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas, está localizada no que é conhecido como o "cinturão de fogo" do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica. Embora o país registre inúmeros terremotos, a maioria não oferece riscos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade