Publicidade

Estado de Minas

Vulcão havaiano Kilauea gera novas fissuras e teme-se mais erupções


postado em 14/05/2018 20:54

Duas novas fissuras se abriram na terra da Grande Ilha do Havaí, informaram as autoridades nesta segunda-feira (14), que advertiram da possibilidade de que haja mais erupções no vulcão Kilauea.

As autoridades indicaram que haviam aparecido duas novas fissuras na zona Lanipuna Gardens, cujos residentes receberam no início do mês a ordem de evacuação depois que o vulcão entrou em erupção e dois terremotos sacudiram a ilha.

"Esta manhã, a atividade (do vulcão) está dominada por lava fluindo, explosões até uma altura de 30 metros e lava emergindo da fissura 17 no cabo nordeste do sistema de fissuras", indicou em um comunicado o Observatório Vulcanológico do Havaí.

Segundo a entidade, a lava continua saindo por vários pontos do sistema de fissuras ativo, e com os últimos registros desta segunda-feira sobe para 19 o número de fissuras provocadas pelo vulcão em erupção.

A fissura 17, que se abriu durante o fim de semana, provocou mais evacuações e vários alertas sobre as possibilidades de que ocorram erupções maiores.

Por enquanto, cerca de 40 casas e construções ficaram destruídas pela passagem da lava incandescente, e os cientistas indicaram que se os níveis de lava continuarem caindo na cratera, provavelmente mais fissuras aparecerão no terreno e fluirão correntes de lava e fumaças tóxicas.

Cerca de 2.000 pessoas foram evacuadas de áreas residenciais que se encontram no caminho das correntes de lava e devido às fumaças tóxicas, e as autoridades indicaram que provavelmente continuará havendo deslocamentos à medida que as fissuras avancem.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e um dos cinco da ilha.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade