(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Plásticos dos oceanos aumentam risco de doenças em recifes de coral


postado em 25/01/2018 19:54

Quando os recifes de coral entram em contato com lixo plástico no oceano, seu risco de ficar doente dispara, disse um estudo internacional nesta quinta-feira.

Os pesquisadores examinaram mais de 120.000 corais em 159 recifes - alguns poluídos com plástico, outros não - da Indonésia, Austrália, Mianmar e Tailândia para o estudo, publicado na revista Science.

"Descobrimos que a chance de doença aumenta de 4% para 89% quando os corais estão em contato com o plástico", disse a autora principal, Joleah Lamb, do Centro de Excelência ARC para Estudos de Recifes de Coral na Universidade James Cook, na Austrália.

Lamb disse que os cientistas ainda estão tentando descobrir por que os plásticos são tão perigosos para os corais, organismos vivos que cobrem cerca de 0,2% do fundo do oceano e fornecem um habitat crucial para quase um milhão de espécies de peixes.

Pode ser que "os plásticos sejam canais ideais para colonizar organismos microscópicos que poderiam desencadear doenças se entrarem em contato com os corais", afirmou.

"Por exemplo, itens de plástico como aqueles geralmente feitos de polipropileno, como tampas de garrafas e escovas de dentes, demonstraram estar fortemente habitados por bactérias que são associadas a um grupo globalmente devastador de doenças de corais, conhecido como síndrome branca".

O problema da poluição com plástico é generalizado nos oceanos do mundo e está piorando rapidamente.

"Nós estimamos que existem 11,1 bilhões de itens de plástico em recifes de coral em toda a Ásia-Pacífico e prevemos que isso aumentará 40% dentro de sete anos", disse Lamb.

"Isso equivale a 15,7 bilhões de itens de plástico em recifes de coral em toda a Ásia-Pacífico até 2025."

Os recifes de coral já estão sob estresse devido ao aquecimento global, o que impulsiona as doenças e pode fazer com que os corais branqueiem e morram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)