(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Força Armada apoia Constituinte de Maduro


postado em 02/05/2017 20:55

A Força Armada da Venezuela apoiou nesta terça-feira a convocação do presidente Nicolás Maduro para uma Assembleia Constituinte "popular" visando reformar a Carta Magna.

"É uma proposta revolucionária, constitucional e profundamente democrática que nós apoiamos da Força Armada", disse à imprensa o ministro da Defesa, Vladimir Padrino.

O ministro afirmou que a convocação da Constituinte - que a oposição considera como um "golpe de Estado" para evitar as eleições - é "constitucional" e "não pode haver algo mais democrático que convocar o poder constituinte original que é o povo".

Após esta declaração, a maioria opositora do Parlamento aprovou um comunicado no qual pede à Força Armada que ignore a convocação de Maduro.

Os deputados opositores, que controlam o Congresso, pedem à Força Armada que "respeite de maneira fiel o marco jurídico e constitucional, sem cumprir ordens superiores que violem os direitos humanos e ignorem princípios fundamentais da Constituição".

A oposição considera "fraudulenta" a iniciativa de Maduro, já que a metade dos 500 integrantes da Constituinte serão eleitos por setores como sindicatos e conselhos comunitários ou organizações camponesas, "controlados pelo governo.

"Não querem consultar o povo, e sim o PSUV (partido do governo) para terem uma Constituição sob medida", advertiu Freddy Guevara, vice-presidente do Legislativo.

"Esta nova arremetida é a máxima expressão do golpe continuado e contempla a intenção de dissolver a República (...). Pedimos ao Poder Eleitoral e ao Tribunal Supremo de Justiça que respeitem a soberania popular e se abstenham de avalizar" esta proposta de Constituinte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)