(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moro revoga o pedido de prisão contra Guido Mantega


postado em 22/09/2016 13:37

O juiz Sérgio Moro revogou nesta quinta-feira o pedido de prisão emitido poucas horas antes contra o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que possa acompanhar sua esposa que se encontra internada.

O ex-ministro foi detido nas primeiras horas da manhã no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde acompanhava a esposa submetida a uma intervenção cirúrgica.

"Notificado de que a prisão temporária foi efetivada no dia de hoje, quando o ex-ministro acompanhava em uma cirurgia sua cônjuge, que sofre de uma doença grave, um fato que era desconhecido pela autoridade policial, pelo Ministério Público e por este juiz, (...) revogo a prisão temporária", afirma o texto emitido por Moro à imprensa.

A Polícia Federal deteve Mantega, ex-ministro da fazenda das presidências de Lula e Dilma Rousseff, no âmbito da operação Lava Jato.

Nesta fase, chamada "Arquivo X", foram mobilizados 180 agentes que cumpriram 49 ordens judiciais, entre elas oito mandados de prisão temporária e oito mandados de condução coercitiva, em cinco estados brasileiros e no Distrito Federal.

As operações e detenções estão relacionadas a suspeitas de "fraude do processo licitatório, corrupção de agentes públicos e repasses de recursos a agentes e partidos políticos responsáveis pelas indicações de cargos importantes" na Petrobras, assim como por parte de "empresas (que) se associaram na forma de consórcio para obter os contratos de construção das duas plataformas, muito embora não possuíssem experiência, estrutura ou preparo para tanto", segundo um comunicado da PF.

Mantega é investigado por um pedido que teria feito em 2012 ao empresário Eike Batista para cancelar dívidas de campanha no valor de 5 milhões de reais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)