(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alergia a ovo e asma não contra-indicam vacina nasal contra gripe


postado em 08/12/2015 22:16

A vacina nasal contra a gripe não deveria mais ser contra-indicada sistematicamente para as crianças alérgicas a ovo ou asmáticas, segundo um estudo britânico publicado nesta quarta-feira na revista médica The British Medical Journal (BMJ).

"A vacina nasal viva atenuada contra a gripe é associada a um risco baixo de reações alérgicas generalizadas entre as crianças pequenas que sofrem de alergia a ovo. A vacina parece também ser bem tolerada nas crianças que têm uma asma bem controlada ou um respiração sibilante recorrente", escreveram os autores do estudo.

A vacina intranasal contra a gripe é geralmente recomendada às crianças de 2 a 17 anos, na medida em que protege por mais tempo do que a vacina injetável.

Mas até hoje os médicos hesitavam em prescrever esta vacina às crianças alérgicas a ovo, cerca de 2,5% das crianças com idade entre 2 a 4 anos, segundo estimativas britânicas.

Os pesquisadores liderados pelo médico Paul J. Turner, do Imperial College de Londres, estudaram 779 jovens britânicos de 2 a 18 anos, alérgicos a ovo, dentre os quais cerca de 40% tiveram uma reação alérgica ao longo dos últimos 12 meses e 35% tiveram uma reação alérgica severa (ou anafilaxia) no passado.

Cerca de 57% deles eram asmáticos ou sofriam de "wheezing" (pieira), duas condições que são frequentemente ligadas à alergia a ovo.

Todos receberam uma vacina nasal contra o vírus da gripe tetravalente cultivada em ovos embrionários de galinhas provenientes de criações saudáveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)