(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colômbia mata 12 integrantes do clã Úsuga


postado em 04/11/2015 00:16

Doze integrantes do Clan Úsuga, principal grupo criminoso da Colômbia, morreram em uma operação das forças de segurança na região de Urabá, informaram as autoridades nesta terça-feira.

"Em uma ação coordenada entre as forças militares e a polícia, que prossegue na região de Urabá (...), tivemos um resultado inicial de 12 mortes em operações militares", disse à imprensa o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas.

Segundo o ministro, as operações visam "grupos de narcotraficantes" que têm vínculos com organizações armadas ilegais que operam na região.

O presidente Juan Manuel Santos felicitou a polícia e as forças militares "pelas ações contra os grupos criminosos em Urabá dedicados ao terrorismo e ao narcotráfico".

A polícia revelou que a operação foi dirigida contra "uma zona de acampamento com capacidade armada concentrada, ocupada por integrantes do clã Úsuga e da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista)".

Na ação, que ocorreu no departamento de Chocó, também foram apreendidos 14 fuzis, uma metralhadora, um morteiro, granadas, minas e outros elementos.

O clã Úsuga, com cerca de 2.600 membros, surgiu após a desmobilização de paramilitares de extrema direita, entre 2003 e 2006.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)