(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manuscrito de Alan Turing é leiloado por US$ 1 milhão

A peça data da década de 1940, no momento em que o matemático tentava decifrar o código nazista produzido pela máquina Enigma e trocado a cada 24 horas


postado em 13/04/2015 19:36 / atualizado em 13/04/2015 19:39

O caderno foi vendido por 1,025 milhão de dólares durante um leilão que não durou mais do que dois minutos. O comprador não foi identificado(foto: AFP PHOTO/ JEWEL SAMAD )
O caderno foi vendido por 1,025 milhão de dólares durante um leilão que não durou mais do que dois minutos. O comprador não foi identificado (foto: AFP PHOTO/ JEWEL SAMAD )

Um caderno do matemático britânico Alan Turing, que quebrou o sistema de criptografia nazista e inspirou o filme "O Jogo da Imitação", foi vendido por 1 milhão de dólares em um leilão em Nova York nesta segunda-feira - anunciou a casa Bonhams.

A venda deste recém-descoberto manuscrito ocorre logo depois que a vida deste gênio, morto em 1954, foi levada às telonas com "O Jogo da Imitação", filme vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e indicado em outras sete categorias.


Precursor dos computadores, Turing foi um cientista da computação, filósofo, cientista e cripto-analista à frente de seu tempo, que desempenhou um papel crucial para quebrar o enigmático código nazista. O caderno foi vendido por 1,025 milhão de dólares durante um leilão que não durou mais do que dois minutos. O comprador não foi identificado.

O manuscrito data de meados da década de 1940, no momento em que Turing tentava decifrar o código nazista produzido pela máquina Enigma e trocado a cada 24 horas.

Estes seriam os únicos manuscritos ainda em circulação feitos por Turing, que se apropriou de fórmulas matemáticas e anotações de seu trabalho ao longo de 56 páginas. "Nós não fazíamos ideia do número de vidas que (Turing) havia salvado. Estimamos que ele encurtou a guerra em dois anos", afirmou Cassandra Hatton, diretora do departamento de ciências e tecnologia da casa Bonhams.O caderno foi doado após a morte de Turing a Robin Gandy, um amigo, que o manteve até sua morte.

Antes da venda, Hatton disse à AFP esperar que o futuro comprador colocasse o manuscrito à disposição dos pesquisadores.

"O que eu desejo com todo meu coração é que um grande colecionador o compre e o torne disponível para uma instituição ou o empreste por alguns anos aos cientistas", disse.

Turing foi condenado em 1952 por "atentado aos bons costumes", num momento em que a homossexualidade era ilegal no Reino Unido. Ele morreu em 1954, aos 41 anos, após ter se submetido a um tratamento com hormônios femininos e castração química, como alternativa à prisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)