(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apagão deixa grande parte da Turquia sem eletricidade


postado em 31/03/2015 10:55

Um corte de eletricidade de origem ainda indeterminada, o mais grave nos últimos quinze anos, afetou muitas grandes cidades da Turquia, incluindo Istambul e Ancara, onde o tráfego do metrô foi interrompido brevemente.

O apagão começou às 10h36 locais (04h36 de Brasília) e afetou 49 das 81 províncias do país, indicaram fontes oficiais citadas pelos meios de comunicação.

Segundo a companhia nacional turca de eletricidade (Teias), a energia foi restabelecida no início da tarde em 10 destas províncias, assim como em muitos bairros das duas principais cidades do país, Ancara e Istambul.

O primeiro-ministro, Ahmed Davutoglu, sugeriu que o apagão pode ter sido provocado por alguma falha técnica, mas afirmou que "todas as hipóteses estão sendo analisadas", em resposta a um jornalista que perguntou sobre um eventual ataque terrorista.

Por sua vez, o ministro da Energia, Taner Yildiz, disse à imprensa que se tratava do apagão mais grave dos últimos 15 anos.

"Várias coisas foram ditas: um ataque informático, um corte geral, uma negligência. Examinamos todas estas pistas e anunciaremos nossas conclusões à opinião pública com a maior transparência", prometeu.

Em Ancara e Istambul, o tráfego do metrô foi interrompido e milhares de passageiros foram evacuados. Em Istambul, o bonde e o túnel ferroviário que une suas duas margens ficaram bloqueados.

O tráfego pôde ser retomado no início da tarde, após três horas, segundo os meios de comunicação turcos.

O apagão também afetou o trânsito, as comunicações telefônicas, a internet e a atividade de muitas empresas e lojas do país.

Teias informou sobre um corte nas linhas de alta tensão que unem a União Europeia com o território turco.

Os cortes de eletricidade são frequentes, sobretudo no sudeste do país, de maioria curda, e são motivo de confrontos entre a população e as forças de ordem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)