(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inventora do Kevlar, Stephanie Kwolek morre aos 90 anos

Stephanie morreu em um abrigo. As causas da morte ainda são desconhecidas


postado em 21/06/2014 15:25 / atualizado em 21/06/2014 15:31

A química americana Stephanie Kwolek, que inventou a fibra Kevlar, usada em coletes e outros dispositivos à prova de balas, morreu aos 90 anos, anunciou uma ex-colega. Kwolek, que trabalhava para a DuPont quando inventou o Kevlar, morreu em um abrigo, noticiou a imprensa, citando sua amiga e colega Rita Vasta, que não informou a causa da morte. "Estamos todos tristes com o falecimento da cientista da DuPont Stephanie Kwolek, uma química criativa e determinada e uma verdadeira pioneira das mulheres cientistas", afirmou a presidente da DuPont, Ellen Kullman, em um comunicado.


"Ela deixa um legado maravilhoso de centenas de vidas e incontáveis ferimentos evitados com produtos que se tornaram possíveis graças à sua descoberta", acrescentou. Kwolek inventou nos anos 1960 o Kevlar, uma fibra ultra-forte e extremamente leve, algo que ela denominou de "um caso de descoberta acidental", noticiou o jornal The Washington Post. Ela estava procurando por um material que pudesse ser usado para reforçar pneus de carros, que fosse mais leve e eficiente no consumo de combustível do que o metal, usado anteriormente.

O polímero de cristal líquido que ela criou virou o Kevlar, que é cinco vezes mais forte do que o aço e extremamente leve, destacou a DuPont em seu site na internet. Hoje, a fibra é usada em coletes à prova de balas e em roupas esportivas, e sim, também em pneus resistentes a furos.

Em 1996, Kwolek foi premiada com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação "por suas contribuições para a descoberta, o desenvolvimento e o processamento das fibras de aramida de alta performance, que originam novos produtos que salvam vidas e beneficiam a humanidade em todo o mundo".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)