(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA confirmam prisão de terceiro americano na Coreia do Norte

Homem entrou como turista e agora está preso, com poucas informações sobre motivo


postado em 06/06/2014 16:07 / atualizado em 06/06/2014 18:06


Os Estados Unidos confirmaram nesta sexta-feira que as autoridades norte-coreanas detiveram um terceiro americano, e exigiu que o regime de Pyongyang liberte o trio.

"Temos conhecimento de que um cidadão americano foi detido na Coreia do Norte", anunciou à imprensa a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf. "Seguimos buscando ativamente a libertação dos três", acrescentou.

Harf não divulgou a identidade do terceiro prisioneiro, mas a Agência Central Coreana de Notícias (KCNA) identificou-o como Jeffrey Edwards Fowle. De acordo com a agência, o americano, "que entrou como turista em 29 de abril, está comprometido em atividades que violam as leis" do país.

Entre os outros dois prisioneiros está Matthew Todd Miller, detido em abril, que chegou com um visto de turista mas pediu asilo na Coreia do Norte, afirmando ter escolhido o país como "refúgio". Ele foi preso por "por seu comportamento impetuoso durante as formalidades de entrada", segundo informou a KCNA na época.

Além dele, Kenneth Bae, descrito pelas autoridades norte-coreanas como um militante cristão evangélico, foi detido em 2012 e condenado a 15 anos de trabalhos forçados por atentar contra o governo. Os esforços dos Estados Unidos para libertar Bae, que chegou a ficar hospitalizado vários meses, não tiveram êxito até agora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)