Publicidade

Estado de Minas

GIRO PELO MUNDO


postado em 26/12/2012 00:12 / atualizado em 26/12/2012 08:17

EGITO
Referendo aprova nova Constituição
O projeto de Constituição promovido pelos islamitas no poder no Egito foi aprovado por 63,8% dos votos, ao final do referendo realizado em meio à crise política que abala o país, informou ontem a comissão eleitoral. A taxa de participação foi de 32,9%. Várias ONGs denunciaram irregularidades na votação, realizada em 15 e 22 de dezembro, e a oposição acusou a Irmandade Muçulmana, grupo ligado ao presidente Mohamed Morsi, por fraude eleitoral a favor do sim. Centenas de mulheres protestaram contra o referendo cortando o cabelo (foto) próximo aos locais de votação.

ESTADOS UNIDOS
Lobby por deportação
A Casa Branca terá que avaliar petição feita por ativistas pró-armas pela deportação do apresentador da CNN Piers Morgan. Ele defendeu maiores restrições contra a compra e a venda de armamento em meio à discussão provocada pelo massacre em uma escola de Newtown, em Connecticut. A enquete foi feita após Piers, que é britânico, ter chamado Larry Pratt, diretor da Associação de Donos de Armas dos EUA, de “um homem perigoso”, durante uma entrevista no dia 19. Durante o programa, Pratt disse que a chacina, a qual terminou com a morte de 27 pessoas, só foi possível porque a escola era um lugar sem armas. Em resposta, Morgan o chamou de “homem muito estúpido”, que “envergonha o país”.

INCÊNDIO
8 mil
Número de desabrigados em incêndio em bairro
pobre de Manila, capital das Filipinas, na madrugada
do Natal. Sete pessoas morreram

• IÊMEN
Pelo menos nove pessoas morreram na madrugada de ontem em enfrentamentos entre milícias tribais e soldados na Província de Mareb, no Nordeste do Iêmen. Os combates aconteceram quando integrantes das tribos impediram técnicos de uma companhia de petróleo de consertar um oleoduto que havia sido destruído pelos milicianos. Insurgentes enfrentam o Exército na região e sabotaram oleodutos e torres de transmissão de energia elétrica.

• JAPÃO
O novo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nomeou Shigeru Ishiba, um ex-rival pela liderança no Partido Liberal Democrata (PLD) e um peso pesado dentro do partido, ao segundo posto mais importante do partido. Ele terá papel importante no que deve ser o maior desafio da nova administração: vencer as eleições na Câmara Alta do Parlamento no próximo verão no Hemisfério Norte, ou seja, em meados de 2013.

• ACIDENTE DE AVIÃO

 

Um avião Fokker-100 da companhia aérea Air Bagan, que transportava 65 passageiros, incluindo turistas estrangeiros, caiu em Shan, em Mianmar, no Sul da Ásia. O acidente (foto) matou duas pessoas e feriu 11, informaram a empresa e as autoridades. Quatro estrangeiros estão entre os feridos. O avião também atingiu e matou um motociclista em uma estrada perto do aeroporto. Funcionário do aeroporto de Heho disse que havia um incêndio em um dos motores quando a aeronave se aproximou para tentar o pouso.


Publicidade