(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quase 50 cadáveres são encontrados em estrada no México


postado em 13/05/2012 17:11 / atualizado em 13/05/2012 17:13

MONTERREI - Ao menos 49 corpos multilados foram encontrados neste domingo em uma estrada no norte de México, próxima à área metropolitana de Monterrei, a terceira cidade mais povoada do país, informou a promotoria do estado de Nuevo León.

"Foram contabilizados 49 corpos, dos quais 43 são do sexo masculino e seis do sexo feminino", disse em coletiva de imprensa Jorge Domené, porta-voz de Segurança de Nuevo León, cuja capital é Monterrei.

Os corpos, todos decapitados e mutilados nas quatro extremidades, foram abandonados na madrugada em sacos plásticos em uma região sem movimento da estrada de Cadereyta, um município a 30 km de Monterrei, no povoado de San Juan a 180 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos.

No local também foi encontrada uma mensagem que indica que o massacre foi "autoria dos Zetas", uma violenta organização criminosa fundada por ex-militares desertores que opera principalmente nos estados do norte, nordeste e leste do país, afirmou Domené.

As primeiras investigações indicam que algumas das vítimas foram mortas nas 48 horas anteriores à descoberta de seus corpos.

As autoridades receberam uma ligação de emergência na madrugada, e uma patrulha tripulada por militares encontrou as vítimas jogadas na estrada com terra nos corpos, o que indica que foram levadas de caminhão e jogadas em meio à escuridão, informaram as autoridades.

A descoberta ocorre quatro dias depois que outros 18 cadáveres decapitados e mutilados foram localizados em dois automóveis em uma estrada do oeste do país, perto de Guadalajara, a segunda maior cidade do México.

A matança em Jalisco, cuja capital é Guadalajara com 4,4 milhões de habitantes, inscreve-se no contexto de uma forte luta entre o poderoso cartel de Los Zetas e o de Sinaloa, liderado por Joaquín 'Chapo' Guzmán, cujos redutos estão nos estados localizados no Pacífico.

Mais de 50.000 pessoas morreram no México nos últimos cinco anos como consequência das disputas entre os cartéis do narcotráfico e a ofensiva militar lançada pelo governo, incluindo um número indeterminado de vítimas sem relação com o crime organizado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)