(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iêmen: presidente Saleh chama novamente oposição ao diálogo


postado em 06/11/2011 08:08

O presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, reiterou neste sábado seu chamado ao diálogo para "uma transição pacífica, de acordo com a Constituição", acusando a oposição de bloquear uma solução para a crise que atinge o Iêmen há 10 meses.

Em um discurso na ocasião da festa muçulmana do Aid al Adha, que será celebrada no domingo, o presidente convidou a oposição a "se sentar na mesa de negociações para solucionar os pontos em litígio de um mecanismo de aplicação" do plano para uma saída da crise proposto pelas monarquias do Golfo.

"Não há alternativa ao diálogo", disse, declarando-se "determinado" a favorecer o diálogo tendo em vista "uma transição legítima, democrática e pacífica segundo a Constituição".

Em seu discurso publicado neste sábado pela imprensa oficial iemenita, Saleh, cujo mandato termina em 2013, acusou a oposição de bloquear a solução à crise "provocada por algumas das partes que querem tomar o poder por meios ilegítimos".

Saleh, no poder há 33 anos, enfrenta desde janeiro um movimento de protesto que o acusa de corrupção e nepotismo. Saleh se recusou a assinar o plano do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que prevê sua saída do cargo em troca de imunidade.

O presidente iemenita prometeu em várias ocasiões assinar o plano e deixar o poder.

O Conselho de Segurança da ONU adotou em 21 de outubro uma resolução na qual pede que Saleh assine o plano do CCG e na qual lamenta "a morte de centenas de pessoas, essencialmente civis".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)