(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRISE

Chipre aprova medidas de austeridade para evitar resgate


postado em 26/08/2011 18:55

O Parlamento do Chipre aprovou, na noite desta sexta-feira, um pacote de medidas de austeridade para limitar o déficit estatal e tentar evitar um plano de resgate por parte da União Europeia, embora tenha adiado para 15 de setembro uma importante votação do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA).

A votação foi precedida de semanas de negociações entre o governo de esquerda, minoritário no Parlamento, e a oposição, que se opõe a um aumento do IVA por considerar que esta medida afetaria especialmente os mais desfavorecidos. Entre as medidas aprovadas está uma redução de 10% dos salários inicial dos funcionários, o congelamento de salários para 2012, a fixação de um teto da renda para os empréstimos sociais e a luta contra a evasão fiscal.

Também está previsto um aumento de 10% a 15% das taxas de juros das poupanças e um aumento de 30% a 35% sobre o imposto para as pessoas que ganham salários superiores a 60.000 euros anuais. Os funcionários darão 3% de seus salários para a cotação das pensões e o governo se comprometeu a cortar 5.000 funcionários públicos nos próximos cinco anos.

Com estas medidas, o governo pretende reduzir o déficit orçamentário para 5,5% em 2011 e a 2,5% em 2012. O governo pediu um voto favorável às medidas assegurando que a reputação de Chipre estava em jogo, em um país que vê as agências de classificação rebaixarem regularmente sua nota da dívida soberana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)