(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia mexicana detém chefão do Cartel de Acapulco


postado em 02/08/2011 15:25

Policiais federais mexicanos detiveram nesta terça-feira o suposto líder de um cartel do narcotráfico que atua no balneário de Acapulco e que também é acusado pelo sequestro e assassinato de 20 turistas mexicanos. Moisés Montero Alvarez, apelidado "El Koreano" e considerado um dos principais líderes do chamado "Cartel Independente de Acapulco" foi capturado na segunda-feira no porto do Pacífico mexicano, junto a dois menores de idade e um homem de 21 anos, informou a Secretaria de Segurança Pública do México.

"El Koreano" é assinalado com o responsável pelo desaparecimento em 30 de setembro de 2010, de 20 turistas do Estado ocidental de Michoacán. Os corpos foram encontrados mais tarde, em decomposição. "El Koreano" disse aos policiais que o decadente balneário no Estado de Guerrero virou palco de constantes confrontos entre o cartel local de Acapulco e um grupo de marginais chamado "La Barredora" (A varredora) pelo controle local do tráfico de drogas, principalmente cocaína.

A secretária nacional também informou que "El Koreano" está vinculado ao sequestro de dois policiais federais em 15 de julho e também ao homicídio de comerciantes em Acapulco.

O Cartel de Acapulco foi um grupo criminoso que surgiu após divergências dentro do cartel dos irmãos Beltrán Leyva e que se aprofundaram após a morte do chefão do cartel, Arturo Beltrán. Um marginal nascido nos Estados Unidos, Edgar Valdez Villareal, apelidado "La Barbie", tentou tomar a chefia do cartel, aumentando as divergências entre os criminosos. "La Barbie" foi preso em 2010.

"La Barbie" tornou Acapulco seu principal centro de operações até ser detido.

A violência atribuída aos cartéis do narcotráfico já matou mais de 35 mil pessoas no México desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón lançou a guerra contra o crime organizado e as drogas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)