Jornal Estado de Minas

ATENÇÃO REDOBRADA

BH tem chuva forte e risco geológico: veja a previsão para a semana

Na noite deste domingo (22/1), voltou a chover forte em Belo Horizonte. Devido ao grande volume de água, vias de grande circulação foram totalmente interditadas para evitar riscos à população nas áreas sujeitas a alagamentos. Apesar da intensidade, a chuva foi rápida e não provocou grandes transtornos aos belo-horizontinos. A previsão é de que a semana seja de tempo fechado e chuva a qualquer hora na cidade. 



As regionais Noroeste, Pampulha, Leste e Centro-Sul registraram o maior volume de chuva na noite deste domingo, conforme a Defesa Civil municipal. O dia foi de céu nublado e a máxima registrada foi de 25ºC. A cidade já estava em alerta para chuvas isoladas até segunda-feira (23/1), com previsão de temporais acompanhados de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

Durante a chuva deste domingo, a Avenida Heraclito Mourão de Miranda, no Bairro Alípio de Melo, Região da Pampulha, precisou ser bloqueada por conta do risco de transbordamento do córrego Ressaca. O trânsito também foi interrompido nas avenidas Cristiano Machado, na altura da Estação São Gabriel, e Sebastião de Brito, também pela possibilidade de transbordamento de córrego. A obstrução das vias durou cerca de meia hora.

Risco geológico


Devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias, oito das nove regionais de BH estão sob alerta de risco geológico. Desde dezembro, a capital mineira segue em constante alerta para deslizamentos e desabamentos em praticamente todas as regionais. Conforme divulgado neste domingo pela Defesa Civil, apenas a região do Barreiro não corre risco após o temporal de hoje.



A Defesa Civil pede que a população fique atenta a trincas nas paredes, água empoçada no quintal, portas e janelas emperradas, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, inclinação de poste ou árvores, muros e paredes estofadas e estalos.

Período chuvoso


Faltando menos de duas semanas para o mês acabar, já choveu mais que o esperado para janeiro em todas as regiões de BH.

A regional do Barreiro é a que mais recebeu chuvas, chegando a 455,2 milímetros, índice que representa 137,6% da média esperada para o mês. Seguida de perto pela Centro-Sul, concentrando 454,9 mm (137,5%), e Venda Nova, com 434,2 mm (131,2%).



Chuvas continuam


As chuvas não devem dar trégua ao longo da semana. Nesta segunda-feira (23/1), o céu deverá ficar encoberto, com chuva isolada e temperatura entre 17°C e 26°C.

A terça-feira (24/1) tem máxima prevista para os 27°C e mínima de 18°C. Muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e possibilidade de trovoadas isoladas.

A previsão indica a quarta-feira (25/1) também de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura fica entre 18°C e 25°C. Na quinta-feira (26/1), a máxima prevista é de 23°C e a mínima, 19°C. O céu fica encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Previsão em Minas


O clima continua instável em todo estado. A previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas nas regiões Noroeste, Norte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

Nas demais regiões de Minas, céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município mineiro que registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas foi Januária, no Norte de Minas, com 76,1mm.