Jornal Estado de Minas

VACINAÇÃO

COVID-19: quarta dose para pessoas de 40 anos começa na segunda-feira em BH

A quarta dose da vacina contra a COVID-19 estará disponível para pessoas com 40 anos ou mais a partir da semana que vem em Belo Horizonte. O público esperado pela prefeitura para essa faixa etária é de 384 mil pessoas. A terceira dose da vacina Janssen também estará disponível para este público.




 
 
 
Confira a programação, informada pela Prefeitura de Belo Horizonte:
  • Dia 27, segunda-feira: quarta dose para pessoas de 49, 48 e 47 anos, completos até esta data, com pelo menos quatro meses desde o recebimento da segunda dose.
  • Dia 28, terça-feira: quarta dose para pessoas de 46, 45 e 44 anos, completos até esta data, com pelo menos quatro meses desde o recebimento da terceira dose;
  • Dia 29, quarta-feira: quarta dose para pessoas de 43, 42, 41 e 40 anos, completos até esta data, e com pelo menos quatro meses desde o recebimento da terceira dose. O público de 41 anos que tomou as duas doses da Janssen deve receber mais uma dose de reforço;
  • Dia 30, quinta-feira: repescagem de dose de reforço para todos os públicos já convocados;
  • Dia 1º, sexta-feira: repescagem de dose de reforço para todos os públicos já convocados.
 
Todas as faixas etárias que já foram convocadas podem procurar os pontos de vacinação para repescagem. A prefeitura está aplicando as vacinas nos Centros de Saúde e alguns shoppings, faculdades e outros pontos extras, como drive thrus. A lista completa, com os horários de atendimento, estão disponíveis no portal da prefeitura.
 

Vacina contra gripe (influenza)

Na semana também, a vacina contra a gripe (influenza) estará disponível para toda a população de Belo Horizonte. Até então, apenas o público alvo, composto por grupos de pessoas com maior exposição à doença e seus efeitos, podia tomar a vacina.




 
As vacinas contra a COVID-19 e contra a gripe podem ser administradas no mesmo dia ou com qualquer intervalo de tempo entre si, sem efeitos adversos.
 
O objetivo da ampliação de público alvo é melhorar a cobertura da vacina, que só chegou a 49,8% do público alvo ao fim da campanha de vacinação. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de 90%.
 
* Estagiário com supervisão do subeditor Diogo Finelli