(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Ex-diplomata condenado por agredir ex-namorada é preso no Norte de Minas

Ex-integrante do Itamaraty estava foragido. Ele foi detido em uma academia de Januária e não resistiu à prisão


09/12/2021 16:12 - atualizado 09/12/2021 19:42

Ex-diplomata Renato de Ávila Viana sorri em foto retirada de suas redes sociais
Ex-diplomata Renato de Ávila Viana foi preso em Januária (foto: Redes Sociais/Correio Braziliense/divulgação)
A Policia Militar de Januária, no Norte de Minas, informou que prendeu nesta quinta-feira (9/12), naquela cidade, um ex-diplomata, de 45 anos. A PM informou que ele "estava foragido da Justiça após ser condenado por violência doméstica no Distrito Federal", sem divulgar o nome do preso.
 
A reportagem confirmou junto a fonte oficial que se trata do ex-diplomata do Ministério das Relações Exteriores (MRE) Renato de Ávila Viana, que, novembro de 2020, foi condenado a cinco anos e 10 meses de prisão em regime fechado por agredir a ex-namorada. 
 
A sentença é do juiz Wellington da Silva Medeiros, do Juizado Especial Criminal e Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Águas Claras.

O ex-diplomata foi preso nesta quinta-feira em uma academia em Januária (distante 595 quilômetros de Belo Horizonte), após uma denúncia feita à polícia. De acordo com a PM da cidade mineira, ele estava foragido e não resistiu à prisão, sendo encaminhado para a delegacia da Polícia Civil em Januária.

Conforme reportagens do Correio Braziliense, Viana tem um histórico de agressões contra mulheres e chegou a ser demitido do cargo de primeiro secretário do MRE após processo administrativo disciplinar (PAD) decorrente de denúncia de agressão.
 
O crime que resultou em sua condenação ocorreu em 2016, quando ele agrediu uma ex-namorada, no apartamento dela em Águas Claras, fazendo com que ela perdesse um dente. À época, ele cumpria medida protetiva e foi preso em flagrante, mas solto logo depois.
 
Em 2018, o ex-diplomata foi preso novamente e enquadrado na Lei Maria da Penha de forma preventiva. 
 
Em 22 de março de 2019, Renato Viana deixou a Penitenciária da Papuda, em Brasília, depois de ganhar direito à progressão de pena. Ficou estabelecido que ele deveria passar a cumprir medidas cautelares: não deixar a residência entre 22h e 5h, e aos domingos e se apresentar ao juiz a cada dois meses. 
 
No entanto, o ex-diplomata saiu da capital federal, sendo considerado foragido. De acordo com o 30º Batalhão da Polícia Militar de Januária, sua seção de inteligência conseguiu informações de que ele foi condenado por crime de violência doméstica e estaria em Januária. A partir daí, a polícia descobriu que o pai dele é natural de Januária, mas mora atualmente em São Paulo. Mesmo assim, a residência do pai dele passou a ser monitorada.
 
Na manhã desta quinta-feira, os militares perceberam quando Renato de Ávila saiu da moradia. Na sequência, ele foi localizado e preso na academia da cidade. Ele deverá ser transferido para Brasília.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)