Jornal Estado de Minas

RISCO GEOLÓGICO

Defesa Civil alerta para risco geológico em BH até domingo

A Defesa Civil emitiu alerta, na manhã desta quinta-feira (11/11), para risco geológico forte em Belo Horizonte para as próximas 48 horas, prazo que se estende até domingo (14/11). Aviso tem como base grande volume de chuvas previstas para a capital mineira. 


A instituição recomenda atenção a sinais de dano ao solo ou a construções e cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Caso sejam observados trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e e inclinação de poste ou árvore, ligue imediatamente para a Defesa Civil, pelo telefone 199. 





Para se proteger, 'coloque calha no telhado da sua casa e conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água', a Defesa Civil aconselha. Para evitar aumento de possibilidade de provocação de riscos geológicos, não jogue lixo nas encostas, não despeje águas ou esgoto nos barrancos e não faça queimadas. 

Chuvas em BH

A Defesa Civil de Belo Horizonte já havia alertado para a possibilidade de pancadas fortes, com raios e rajadas de vento de até 50 km/h, no início da manhã desta quinta-feira (11/11), na capital mineira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) divulgou um alerta de pancadas de chuva, com volume previsto entre 40 e 60 milímetros, válido até as 8h de amanhã (12/11).  

A chuva constante em BH nesta manhã causou alguns transtornos como trânsito lento e a queda de uma árvore em um cruzamento. O incidente com a árvore ocorreu no cruzamento das avenidas Amazonas e Barbacena, entre os bairros Barro Preto e Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.

audima